A Nike juntou-se à Federação Brasileira de Futebol (CBF) para lançar um novo kit doméstico para a selecção brasileira, uma nova colecção concebida para prestar homenagem à equipa que abalou o mundo em 1970 e se ligar a uma cultura que transcende as fronteiras do futebol.
Levando os adeptos directamente àquele ano triunfante, a icónica camisola amarela é um dos maiores símbolos do futebol mundial, desenhada ao estilo da camisola da época, com uma simples gola redonda e punhos adornados a verde para acrescentar um elemento marcante de reconhecimento. O colarinho e os punhos são detalhados com um desenho de diamante da bandeira brasileira, com uma transição tonal suave, e o número ’70’ dentro do colarinho segue o estilo do logotipo do Campeonato do Mundo do México de 1970.
A mesma inspiração foi utilizada para criar os números da nova camisola, que seguem o desenho da fonte de 1970 e são maiores do que os números genéricos actuais. A nova camisola deveria fazer a sua estreia no dia 13 contra a Venezuela, com calções azuis e meias brancas a completar o kit.
“Foi graças à equipa brasileira de 1970 que o futebol transcendeu o desporto em si e se tornou uma arte. Esta equipa deu ao Brasil um novo significado aos olhos do mundo, e estas ideias de vanguarda nunca deixaram de influenciar o futebol até aos dias de hoje. Por outras palavras, nada pode deter esta verdadeira empatia e inovação”, disse Gilberto Ratto, Director Comercial e de Marketing da Federação Brasileira de Futebol.